O BlueJ é um aplicativo direcionado para o ensino de programação orientada a objectos. O seu objectivo é o de facilitar o ensino da linguagem JAVA para os estudantes, que ainda não a conhecem.
Agora que o sistema tem a última versão Java, instale o ficheiro que fez download. Visto estar na pasta do ficheiro que fez download, faça:
sudo java -jar bluej-221.jarNovamente, tenha em atenção no que está a vermelho, uma vez que isto é o nome do ficheiro que fez download, e pode variar com o tempo. na altura que fiz esta mensagem a versão era esta. O que esta linha faz é executar o ficheiro, que é do tipo Java (.jar), com permissão root.
Aparecerá uma janela semelhante a esta:
Tenha em atenção em "Directory to Install to", se não modificar, será instalado na pasta onde salvou o ficheiro. De forma a ter o sistema organizado, escolha por exemplo a pasta /opt/bluej e tenha, também, em atenção no campo "Java (JDK) directory", este deve ter a versão que escolheu como padrão (em principio faz automaticamente). Faça Install. E, se tudo correr bem:
Para executar o programa terá de fazer:
/opt/bluej/bluejDe forma a ultrapassar este problema crie um link simbólico:
sudo ln -s /opt/bluej/bluej /usr/bin/bluejAgora, sempre que digitar no terminal bluej, o programa abrirá, ou através do "Executar programa" (Alt+F).
Pode, também, querer adicionar um link no menu do gnome. Assim, dê um clique direito em cima do menu, tal como vê na imagem, e escolha Editar Menus.De seguida, navegue até Desenvolvimento e escolha "Novo Item", na nova janela, escreva "BlueJ" em Nome, e escreva "bluej" em Comando (atenção que este segundo deve ter as letras minúsculas).
Faça ok e Fechar e está pronto:FONTE: ubuntued.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário